É melhor ser verdadeiramente reprovado na escola

para amadurecer e ser aprovado na escola

e na vida

do que ser hipocritamente aprovado na escola

e depois ser eternamente

reprovado pela vida,

e aí descobrir que te enganaram...

 

Evandro Machado

 

 

 

 

 

REGRAS PARA SER APROVADO EM HISTÓRIA

 

A média aritmética para ser aprovado é 5,0 (escala de 0 a 10).

As avaliações são bimestrais (quatro ao todo).

A recuperação é paralela.

 

A nota final de cada bimestre tem a seguinte composição:

1 – Avaliação intelectual constante (AIC)

2 – Avaliação intelectual final (AIF)

3– Avaliação do comportamento social (ACS)

 

 

1 – AVALIAÇÃO INTELECTUAL CONSTANTE

 

A avaliação intelectual constante diz respeito ao empenho do aluno no bimestre, avaliado segundo o cumprimento ou não das tarefas por mim determinadas, a maioria delas para serem feitas em casa e entregues em sala. Não entregar trabalho de casa no dia certo produz um débito na nota do bimestre de 0,3. Assim, por exemplo, se o aluno tira 10 mas deixa de entregar 6 trabalhos, sua nota final será de 10 – (0,3 x 6) = 8,2. A entrega dos trabalhos não produz crédito nenhum na nota final do bimestre. A obrigação do estudante é estudar.

 

 

2 – AVALIAÇÃO INTELECTUAL FINAL

 

A avaliação intelectual final será feita por meio de prova em sala de aula.

 

 

3 – AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO SOCIAL

 

A avaliação do comportamento social não produz crédito algum na nota final do bimestre, e engloba os seguintes aspectos:

1 – Presença em sala de aula sem atraso;

2 – Presença em sala de aula com atraso;

3 – Faltas;

4 – Comportamento egoísta.

 

A presença em sala de aula sem atraso não produz nenhum crédito na nota final do bimestre, pois é obrigação do aluno não faltar e chegar em sala no horário estabelecido.

A presença em sala de aula com atraso produz um débito na nota final do bimestre de 0,1 por cada atraso. Assim, por exemplo, se o aluno tira 10 mas tem 5 atrasos, sua nota final será de 10 – (0,1 x 5) = 9,5.

A falta produz um débito na nota final do bimestre de 0,2 cada uma. Assim, por exemplo, se o aluno tira 10 mas tem 4 faltas, sua nota final será de 10 – (0,2 x 4) = 9,2.

OBS.: Atestados médicos só serão aceitos se entregues pessoalmente por qualquer um dos pais ou responsáveis do aluno, devidamente identificados.

O comportamento egoísta (ler o texto “O direito ao estudo” deste sítio) será implacavelmente combatido em sala de aula. O aluno que for “convidado” a se retirar da sala terá um débito na nota final do bimestre de 2,0 por cada “convite”. No segundo “convite”, se houver, o aluno já estará automaticamente suspenso. O aluno que for chamado à atenção por estar criando dificuldades para o bom andamento da aula terá um débito na nota final do bimestre de 0,5 por cada chamada.  Na quarta chamada, se houver, o aluno já estará automaticamente suspenso.

 

 

Nota final do bimestre = AIF – AIC – ACS

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Todos os alunos receberão uma cópia deste texto. Deverão devolvê-la com a assinatura dos seus pais ou responsáveis e os respectivos telefones e/ou e-mails para contato.

 

 

 

Clique aqui para voltar.